Dias sem pornografia


sábado, 19 de março de 2016

O desafio dos 21 dias: tabela de controle da qualidade da sua abstinência

Sabemos, por vivência própria e por acompanhar as histórias de muitos no fórum, que os primeiros 21 dias de reboot são os mais difíceis. Geralmente é nesse intervalo de 3 semanas que estamos mais sujeitos a sucumbir a recaídas. Já aconteceu com muitos de nós: você fica 15 dias limpo, depois recai em PMO, depois fica mais 17 dias limpo, recai em PMO, depois mais 10 dias limpo e cai novamente em PMO e por aí vai... Esse ciclo repetitivo e compulsivo é o estado de recaída. Pretendo contar aqui como faço para lidar com ele.

Crio uma tabela onde vou listando todas as possíveis fontes de recaída ou atividades que devo fazer (ou evitar) para me manter longe de PMO. Essa tabela vai variar de pessoa para pessoa obviamente, a sua será diferente da minha. Basicamente você deve listar tudo aquilo que te blinda contra PMO. O que está listado abaixo é, no meu caso, tudo que devo fazer para evitar recair. Anoto honestamente se cumpri ou não cada meta e assim tenho um panorama da qualidade da minha abstinência de PMO. Quanto mais dias preenchidos por s (sim), melhor a qualidade dessa abstinência e menos riscos tenho de recair.








No exemplo acima fica visível que, embora eu esteja dando conta da maioria dos itens, há uma indisciplina relacionada a usar eventualmente o pc em casa (algo que considero perigoso em momentos que estou tentando evitar uma recaída) e estar com o quarto bagunçado (algo que para mim percebo que tem um efeito ruim também, talvez por lembrar muito os tempos de PMO).

A meta inicial é chegar a 22 dias (21 dias + 1, por precaução). Mas perceba que divido a meta em sub-metas de 3 dias. Ou seja, em vez de pensar em 90 dias, nesses momentos de dificuldade penso em 7 blocos de 3 dias (21 dias). Na verdade, como você divide os 21 dias é uma questão de preferência sua.

Essa tabela onde listo tudo que me ajuda ou atrapalha permite eu controlar os pontos fracos e assim corrigir a rota durante o percurso, antes que uma recaída aconteça. No caso acima, a partir do dia 10 eu teria de arrumar meu quarto e parar de usar pc em casa, para não correr riscos.

Para criar uma tabela dessas você tem de sempre procurar aprender quando, como e porquê recaiu. Identificar os furos no encanamento do seu reboot e tapá-los. (obs: o item evitando procurar sites pornôs contempla também possíveis tentativas de se tentar burlar bloqueador).

Ao chegar a 22 dias, aumento a meta para 28 (4 semanas), e depois para 30 dias (um mês). E assim vai, aumentando as metas aos poucos, sempre com sub-metas de 3 dias. (ver o post Estabeleça Metas Curtas). Faça como achar melhor, o importante é você ir controlando honestamente item por item, para ver onde está comprometendo sua abstinência e se precaver contra uma queda em PMO.

Dessa maneira, você terá mais condições de superar a difícil barreira dos 21 dias; depois disso o reboot vai ficando mais fácil. Até porque, passando por esse vale das 3 primeiras semanas, logo você se depara com as benesses do reboot: ressensibilização, melhora na concentração, diminuição da ansiedade, etc.

24 comentários:

  1. magrao, em relação ao seu tópico de conversas eróticas, isso atrapalha conscientemente o processo do reboot ou é apenas um risco de recaída? pq eu tenho namorada e é normal rola um pouco de sacanagem nas nossas conversas,mas n faz eu recair... fico excitado mas n me masturbo.

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    1. Então, se for ao vivo obviamente não. Mas por celular ou computador, é um estímulo sexual artificial, algo parecido com pornografia e atrapalha sim o reboot, e também colocando ele em risco.

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  2. Conhecendo o blog agora, parabéns!
    Já estou acompanhando.

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  3. Tem diferença no resultado entre a pessoa q conclui os 90 dias sem O e a que ao longo do processo consegui ter O Através do sexo ?

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    1. Na minha opinião (e não sei se a teoria ratifica isso) o reboot hard mode (sem O) tende a ser mais "acelerado". Se os receptores de dopamina se desativam (levando à dessensibilização, impotência, etc) por causa do excesso de dopamina gerado por PMO, me parece lógico crer que quanto menos dopamina, mais rápido o processo de reativação dos receptores. Mas, na minha opinião você deve fazer reboot da forma que se sentir mais seguro. O importante é rebootar, não importa se em hard mode ou se no modo normal (com O). Os benefícios virão com um ou com outro tipo de reboot. E o reboot normal tem uma vantagem, que você vai aprendendo a lidar com o sexo desde o início (e a lidar com o efeito caçador pós-sexo), já "ensinando" seu cérebro que a forma certa de se ter prazer é com uma pessoa real (rewiring). O reboot hard mode tem o inconveniente de que é muito difícil equilibrar as coisas depois que se volta a fazer sexo. Escrevi sobre isso no post Reboot, Recaída, Reboot. Então, se você está partindo do zero em termos de reboot, se você tem DE grave como eu tive, eu recomendo um mix. De 30 a 40 dias em modo hard e depois disso já recomendaria você procurar arrumar uma pessoa para fazer sexo. Agora, se você não tem DE e já quiser fazer sexo desde o início do reboot, beleza. Mas lembre-se da importância do descanso dado ao cérebro. Já vi rebooter que sai da compulsão em PMO e simplesmente a troca por uma compulsão em sexo, que acaba lhe puxando de volta para PMO. Então, o lance é alternar sexo com alguns dias de descanso. Sair da compulsão por pornografia é também aprender a ficar sem orgasmo.

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    2. entendo, oque acaba comigo são pensamentos pornografico e fantasias que me vem todos os dias antes de durmir, e as vezes eu alimentos elas pensando mais além e prolongando a fantasia, só q não me masturbo, mas me deixa muito excitado, eu tento evita durante o dia, só q a noite quando do vou durmi, elas atacam a mil. Esses pensamentos de pornografia e normal até pra qm concluiu o reboot?

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    3. "O reboot hard mode tem o inconveniente de que é muito difícil equilibrar as coisas depois que se volta a fazer sexo."
      magrao, você ressaltou q e muito difícil equilibrar as coisas no Hard Mode, poderia explicar melhor?

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    4. "entendo, oque acaba comigo são pensamentos pornografico e fantasias que me vem todos os dias antes de durmir, e as vezes eu alimentos elas pensando mais além e prolongando a fantasia, só q não me masturbo, mas me deixa muito excitado, eu tento evita durante o dia, só q a noite quando do vou durmi, elas atacam a mil. Esses pensamentos de pornografia e normal até pra qm concluiu o reboot?jogo do texto"

      Leia o meu post sobre recaídas pré-sono e pós-sono. E quanto às fantasias, o vício em pornografia é um vício em fantasias. Se você não gratificá-las, elas tende a ir sumindo.

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    5. "magrao, você ressaltou q e muito difícil equilibrar as coisas no Hard Mode, poderia explicar melhor?trabalho em casa"

      Leia o post Reboot, recaída, reboot. Pelo que me lembre ali eu argumento a dificuldade que é você lidar com as coisas depois que sair de um longo tempo em hard mode e passa a fazer sexo.

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  4. eae magrao! comecei o reboot mais ainda jogo meus games. isso prejudica o reboot?

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    1. Minha opinião é que ao menos durante o reboot seria legal dar um tempo. Porque os games tendem a gerar às vezes "aquela" excitação (sexual) que pode nos levar a uma recaída. Quem nunca foi bem sucedido numa fase a ponto de ficar tão excitado com aquilo e querer se masturbar para baixar a excitação? Tem a frustração também. Às vezes, quando nosso desempenho no game não sai como queremos, vem uma certa vontade de voltar para a zona de prazer de PMO. Enfim, eu digo isso com base na minha experiência com games. Pode ser que haja pessoas que lidem tranquilamente com a coisa. Mas, por via das dúvidas eu trocaria esse prazer solitário que envolve as mãos e excitação (os games lembram um pouco a masturbação, não?) por atividades que envolvam um prazer com os outros, socializar, namorar, jogar futebol, etc. Porque abandonar PMO é um grande trabalho de deixar de ter um prazer solitário e passar a se conectar aos prazeres do mundo, com pessoas e outros objetos que não P. Eu não acho que se deva banir os games da vida. Só acho que durante o reboot deveria se dar uma pausada ou diminuída. Aí vai de você se auto-observar.

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  5. Magrao tudo bem? rapaz, cheguei nos 30 dias bem de boa, sem práticar MO, porém, pornografia a gente vê de vez.
    enquando(nao me refiro a sites pornos, mas imagens de Facebook, as vezes bem eroticas) e as vezes tbm até fico olhando aquilo um pouco, mas procuro tirar o mais rápido e fazer outra coisa... isso pode prejudica?

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    1. Sim, prejudica. Saia do facebook. Aquilo é se colocar refém das postagens dos outros. Seu reboot pode ir por água abaixo quando uma garota resolve colocar uma foto mais erótica. Portanto, para não ficar refém dos outros, feche seu facebook.

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    2. Boa noite, gostaria de saber o link para ler o ebook?

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    3. você tem a versão paga, que é o novo ebook: www.vicioempornografiacomoparar.com e a versão antiga, que é o ebook gratuito, que você pode procurar no forum: comoparar.forumais.com
      Abraço.

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  6. Magrão.

    Boa noite.

    Só passei para te dar uma força com a continuação do blog. Não sei como está o seu tempo, devido às postagens espaçadas, mas uma coisa é certa, mesmo em um blog conciso como o teu, aprendo muito mais do que no forum. segunda vez em que falo isso.! Infelizmente, vejo que o forum está muito cheio de vaidosos, religiosos extremistas, haters, moderações cruéis, céticos extremistas, uns contra os outros. Uma pena.
    Todo santo dia passo aqui parar ver se tem post novo. Continue MESMO com o EXCELENTE trabalho. Notícias do e-book novo?

    Forte abraço.

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    1. Estou muito sem tempo mesmo, para o blog e para o fórum. Acho que o Projeto está em vias de concluir o novo ebook. Deve ser um trabalho de muita qualidade. Obrigado pela força que me dá!

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  7. Magrao, tranquilidade?
    cara, eu comecei o reboot mais ou menos uns 50 dias atrás(também sofria com DE) no comeco, eu achava q tava em hard mode mas nao, td vez q ficava excitado eu tentava me distrar com violao para distrair a mente, mas continuava com o resto do meu cotidiano de smp, com Facebook e td normal...eu tava contando, mas qnd cheguei na casa dos 26 a 35 dias sem PMO eu me senti um super homem como vc (já li seu post falando disso ) pois minhas erecoes eram respondidas espontâneamente com qlq estimulo, e joguei td pro alto, achando q já estava bem e voltei com td, alimentando pensamentos eróticos, Facebook, músicas bem apologicas a sexo, e td mais, mas n abandonei o reboot e nem voltei aos sites pornos, nem MO e não cheguei a fazer sexo
    O engraçado q desde o início, eu continuei com meu cotidiano normal até o 26° dia e consegui sentir os efeitos do reboot. Talvez seja pelo fato de quebrar aquela dopamina q eu dava ao meu corpo antes do reboot, meu corpo qnd chego no dia 26 se excitava por td (td q eu falo era fantasias, mas qlq pensamento relacionado com P estimulava), mal conseguia durmi pelo fato da ereção mto forte, acordava tbm , durante o dia qnd n fazia nada, pensava nisso era ereção na hr.
    Só q depois dos 35, comecei a sentir q n tava tendo mais aquelas erecoes td hr, e q perdi o tesão pelas minhas fantasias e estimulos q me excitava(eu acho q foi pelo fato de me testar td hr se eu tava preparado pra uma relação sexual) quando eu vi q tava em decadência sobre os efeitos q eu tinha do reboot, para os efeitos q eu tava tendo depois do 35° dia, eu fui no banheiro e me estimulei bastante para me testar, pra vê se minha ereção tava correspondendo qnd eu quisesse, e consegui com um pouco mais de dificuldade do q antes (mas n pratiquei M, talvez P pelo fato do estímulo pra me excitar) depois disso, parece ate q eu recai, pelo fato de n sentir mais tesao por td q eu sentia antes, parecendo q voltei ao 0... blz, dessa "recaida" e eu n me excitar mais, sai do Facebook, parei de ouvir as músicas q eu escutava, e sempre qnd vem algum pensamento erótico, na hr eu arrumo algo pra fazer, e sai do meu cotidiano tbm, sempre procuro me ocupar em alguma coisa, tô fazendo isso já tem uns 4 dias e não tenho mais vontade de M, eu tô evitando ao máximo ficar excitado, tô guardando libera essa dopamina qnd estiver com alguma garota, pra mostrar ao meu cérebro uq e certo e o q e errado, só q isso tá me fazendo duvidar se eu tô certo ou errado pq n e td mais q me excita, n sei se é pelo fato de estar bloqueando no modo hard, e ainda n fiz o teste pra vê se eu me excito qnd estiver me envolvendo com uma garota, talvez pelo fato de q qnd eu comecei a sentir o efeito do reboot eu me testava sempre, acabei alimentando meu vício sem querer, agora eu n vou me testar mais, vou bloquear 100% e esperar pra qnd eu realmente precisar ter uma ereção, eu ver se o reboot tá funcionando ou nao( tenho dúvida nesse quesito tbm, pois já ouvi boatos q se vc n estimula o pênis ele pode atrofiar e fica mais difícil acontecer uma ereção, e até as erecoes de manhã eu tento evitar, levantando rápido da cama e arrumando algo pra fazer)

    Eu só queria saber se é normal acontecer isso magrao ou se já aconteceu com vc no início, de começar o reboot, surtiu os efeitos, começar a se testar td hr pra vê se realmente está pronto pra uma relação sexual, e isso acabar prejudicando, e cair nessa fase q eu estou agr q n sei direito aonde eu tô (pq eu n sei se voltei ao zero, ou se isso faz parte do rebbot, perde maior parte dos estímulos q antes te excitava(como pensamentos ou só o fato de encostar) e acabar gora não tendo mais, pq eu me lembro q em seus post vc fala q se sentia invencível, assimilo isso ao controle da ereção e q vc possa tela a qlq momento com qlq coisa) é meu primeiro reboot, e tenho mtas dúvidas, se puder me ajuda, fico grato.
    vlw

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    1. esqueci de falar... qnd eu falei q perdi aquelas erecoes q eu tinha td hr com minhas fantasias, eu comecei a ficar com uma garota e com ela eu me excitava com facilidade, talvez isso indique q meu cérebro tá começando a perceber uq e certo e errado, né? Talvez. Preciso da sua opinião magrao
      Abraço

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    2. Então, não fique se testando. O processo não é linear, tem idas e vindas mesmo, também quanto à ereção. E tenha em mente que o objetivo do reboot é justamente não se excitar por tudo, por qualquer pensamento. Se você se excita por tudo, que é a condição do adicto em pornografia, não vai se excitar quando realmente for preciso, na hora h na cama com alguém real. Então, olhe esses momentos de não-excitabilidade como bons momentos. O objetivo é este mesmo. Pessoas não-dependentes de pornografia não ficam o tempo todo fantasiando e tendo ereção, e essa é a condição que o reboot nos traz, uma mente mais limpa de fantasias sexuais. Então, olhe esses momentos de não-excitabilidade como progressos (reboot é descanso de estímulos sexuais). Você tem de ter ereção com uma pessoa real na sua frente e não com fantasias (o vício em pornografia é um vício em fantasias).

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  8. Me envolvi com uma garota, fiquei excitado qnd estávamos no sofá, mas qnd fomos pra cama, n conseguir ter o mesmo êxito.
    Estávamos de roupa, ela n queria tirar... mas a gnt se pego bastante e msm assim recebi uma resposta bem fraca da minha erecao... levei ela em casa, e ficamos mais um pouco até ela entrar, fiquei mto excitado com ela qnd a gnt se pego antes dela entrar... Não dá pra entender isso... Será q tô no caminho certo? vc se relacionou com alguém no seus 109 dias, mas vc tentou se relacionar com alguém durante esse reboot e n conseguiu igual eu?(me parece q já devo estar chegando na casa dos 60 dias)

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    1. Se você não está se testando sozinho, com fantasias ou pornografia, você está no caminho certo. Meu reboot de 109 dias foi em hard mode, não tive relações nesse período, mas depois correu tudo 100%. O lance é: descanso de estímulos sexuais (fantasias, pornografia e masturbação). Se não deu agora, dá mais algumas semanas de descanso. Não há como falhar... Tempo de descanso. Quanto maior, melhor. Releia o ebook.

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    2. Tenho uma pergunta. Existe a poluçao noturna que as vezes não da pra controlar. Isso atrapalha interfere?

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    3. Se na polução noturna você está dormindo, então ela não é controlável mesmo. Não. Só atrapalha o que você fizer acordado, em termos de PMO.

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